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por Stefarss Stefanelli

Mas, afinal, o que é cultura organizacional?

Mas, afinal, o que é cultura organizacional?

26/12/2019 · Em aprendizagem · por Stefarss Stefanelli

Você já ouviu falar sobre cultura organizacional?

É muito provável que sim, certo?

Afinal, esse termo é muito comum dentro de grandes ou pequenas empresas.

Entretanto, o que ele significa de fato?

cultura organizacional

Quem está inserido dentro de uma empresa, provavelmente, já ouviu falar sobre a cultura organizacional que a marca prega – seja pelo lado positivo ou negativo que isso traz.

O fato é que toda empresa possui uma cultura organizacional que influencia de forma direta o ambiente de trabalho e como os profissionais inseridos nele agem.

Independente do segmento em que atua ou porte que uma empresa possui, a cultura organizacional é algo que está com ela desde o princípio, pensado lá em sua criação e que a acompanha a todo o momento.

No geral, a cultura organizacional pode ser descrita como o conjunto de valores que acompanha os colaboradores de uma companhia.

Em alguns casos, inclusive, ela pode ser comparada à personalidade que determinada empresa possui e qual a sua postura diante o mercado e os colaboradores.

Dessa forma, é formada por uma série de características que demonstram os valores que aquela empresa prega e que devem ser compartilhados por todos os membros da organização.

Assim, ela pode ser mais flexível ou rígida, arrojada ou conservadora, por exemplo.

Vale ressaltar que diversos fatores podem definir a cultura organizacional de uma empresa e entendê-los é fundamental para um bom aproveitamento dentro da organização.

A cultura organizacional é definida através de características-chave, que determinarão a forma com que a empresa lida com seus colaboradores, com o mercado e, até mesmo, com os problemas, a fim de atingir seus objetivos e metas.

Para saber mais a respeito desse conceito tão importante é só continuar a leitura deste conteúdo até o final!

  1. O que caracteriza a cultura organizacional?
    1. Grau de inovação
    2. Análise de detalhes
    3. Análise de resultados
    4. Foco em pessoas
    5. Organização de equipes
    6. Agressividade
    7. Estabilidade
  2. Tipos de cultura organizacional
    1. Cultura do poder
    2. Cultura de papéis
    3. Cultura de tarefas
    4. Cultura de pessoas

O que caracteriza a cultura organizacional?

Segundo pesquisas realizadas, para caracterizarmos a cultura organizacional de uma empresa é preciso levar em conta sete aspectos básicos que, quando combinados, conseguem capturar a imagem de uma organização.

Veja logo a seguir quais são esses aspectos:

1. Grau de inovação

Em primeiro lugar, para definir a cultura organizacional de uma empresa é necessário levar em conta a forma com que ela está disposta a inovar e modificar seus processos, assumindo riscos para alcançar grande objetivos.

2. Análise de detalhes

Este ponto identifica a forma com que a empresa espera que seus funcionários analisem os detalhes de uma operação, prestando atenção a todos os pontos de maneira precisa e minuciosa.

3. Análise de resultados

Por sua vez, este aspecto diz respeito à forma com que os coordenadores analisam mais os resultados do que os métodos empregados no processo.

4. Foco em pessoas

Este aspecto relaciona a maneira que os dirigentes tomam suas decisões, considerando ou não a forma com que elas irão afetar os colaboradores da empresa.

5. Organização de equipes

A quinta característica diz respeito à maneira como a empresa trabalha, desenvolvendo atividades em equipes ou individuais.

6. Agressividade

A agressividade está relacionada com as relações interpessoais, identificando o grau em que os funcionários se relacionam, de forma mais competitiva ou acomodada.

7. Estabilidade

Por fim, o último item mede o nível em que as atividades propostas alteram ou não o status quo da organização, trazendo contraste nas tarefas e manutenção dos processos realizados.

O conjunto desses aspectos, portanto, forma a cultura organizacional de uma empresa.

Assim, uma vez inseridos dentro de uma organização, é possível notar como essas características influenciam a forma de trabalhar e todo o ambiente em si.

É importante deixar claro que estes fatores podem ter ação positiva ou negativa dentro da organização.

Com isso, tais características refletem de forma direta a maneira com que os funcionários atuam naquele ambiente.

Por exemplo, uma empresa com uma cultura organizacional muito fechada e que não considera os efeitos que determinadas ações terão em seus funcionários, consequentemente possuirá uma equipe pouco motivada e envolvida nas causas da organização.

Com isso, a cultura organizacional define o comportamento e as atitudes que os colaboradores terão no ambiente de trabalho, assim como sua motivação para produzir e ajudar a empresa conseguir os resultados desejados.

No geral, ela determina como os colaboradores de uma empresa deverão agir naquele ambiente, bem como a forma com que a empresa irá atuar em relação a eles.

Tipos de cultura organizacional

Criado pelo teórico Charles Handy, o termo cultura organizacional e suas características surgiram após anos de pesquisa e análises do cenário empresarial.

Em seus estudos, Handy definiu quatro tipos de cultura organizacional que podem ser apresentados por uma empresa no mercado – e que determinam o seu posicionamento no cenário interno e externo.

Cultura do poder

A cultura do poder possui o foco direcionado para os resultados, agindo de forma muito competitiva e deixando de lado as relações humanas.

Este tipo de cultura organizacional gera um ambiente desagradável e pouco produtivo, pois não há espaço para inovações.

Cultura de papéis

Trazendo um lado mais humanizado, a cultura de papéis busca desenvolver os colaboradores dentro da organização, direcionando o seu foco para funções específicas e bem distribuídas – que, no entanto, limita a proatividade e estagna os processos, sendo mais burocrática e lenta quando o assunto é inovação.

Cultura de tarefas

Como o nome sugere, na cultura de tarefas o objetivos é concluir as atividades propostas, a fim de conseguir resultados mais rápidos e eficazes.

Neste tipo de cultura organizacional o colaborador é mais valorizado, podendo ser reconhecido por tarefas que vão além do seu setor.

A criatividade e flexibilidade são características marcantes da cultura organizacional de tarefas, sendo um modelo mais atual e moderno de gerir uma empresa.

Cultura de pessoas

Neste tipo de cultura o colaborador é o foco e os resultados são, geralmente, mais positivos.

Assim, com a cultura direcionada a pessoas, a integração entre as equipes é muito maior, criando possibilidades de crescimento dentro da empresa.

A cultura organizacional focada em pessoas traz mais flexibilidade no mercado, fazendo parte de uma estratégia que visa captar sempre novos talentos e criar líderes na organização.

Em suma, toda empresa possui uma cultura organizacional e é o direcionamento que estes valores possuem que irão determinar a imagem que a marca tem no mercado e com seus colaboradores.

 

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