A ética corporativa fundamenta a forma de conduta de uma empresa.
Nas empresas, esta diretriz de conduta se instrui por meio do Compliance.
O código de conduta, que é baseado nos pilares da cultura da empresa (missão, valores, visão), orienta os princípios éticos no que tange comportamentos e atitudes moralmente corretas dentro do ambiente de trabalho.
São premissas do código: como se posicionar frente a todos os níveis de relacionamento que envolva, direta ou indiretamente, todos os stakeholdes da marca.
É tema contemporâneo e muito discutido no ambiente organizacional.
O código de ética, deve ser interpretado pela empresa, como um “documento vivo”, vivenciado no coletivo da empresa no contexto de boas práticas empresariais.
Periodicamente, passa por revisões de conteúdo e de contexto para se adequar aos novos desafios do negócio nos ambientes em que a empresa atua.
Visa primariamente resguardar a integridade do negócio.
Ao mesmo tempo, garantir aos colaboradores, um ambiente de trabalho seguro pautado por diretrizes claras de conduta e de reciprocidade.
Por fim, assegura se sua prática for adequadamente correta, o correto posicionamento dos colaboradores e, consequentemente, assegura uma boa imagem para a marca em seus níveis de reputação e valor.
Escândalos relacionados à falta de ética no mundo organizacional surgem a todo o momento, desde o abuso de autoridade até atitudes que tornam precário o ambiente da empresa.
Firmar princípios éticos dentro da cultura corporativa é pedra fundamental para a escalabilidade da empresa, dos negócios, da marca, sem riscos.
Mas o que caracteriza de fato a ética corporativa?
O termo “ética” é datado ainda na Grécia antiga, onde surgiu como uma derivação da palavra “ethos”, que estava relacionada aos hábitos dos homens e ao seu impacto na sociedade.
O conceito de ética vai muito além da palavra: ele também faz parte da filosofia e das ciências sociais, abordando um campo de estudos referente aos hábitos humanos e aos princípios que sustentam as relações dentro da vida social e individual.
A ética diz a respeito àquilo que pertence ao caráter, ou seja, atitudes morais que devem ser consideradas dentro de uma sociedade, visando o bem-estar geral das pessoas que ali vivem.
Por exemplo, pense nas condutas que você adota no seu dia a dia, no âmbito profissional e pessoal, e como elas não ferem o próximo – você age com respeito e educação, isso é ser ético.
É importante pontuar que a ética não corresponde às leis da sociedade, mas sim aos seus comportamentos mediante a elas.
Quando você descumpre uma lei, logo, recebe uma punição.
Já a ética não oprime o indivíduo e muito menos aplicar qualquer forma de castigo.
Em organizações empresariais, por sua vez, a cultura organizacional implica no cumprimento e no desenvolvimento de atitudes éticas dentro da empresa, visando a promoção de um ambiente saudável aos colaboradores – e esta é a ética corporativa.
Após compreender o conceito cru do que é a ética, vamos aplicá-lo ao ambiente organizacional.
A ética corporativa é um conjunto de atitudes que determina a moral e o comportamento que deve ser seguido dentro de uma empresa.
O cumprimento de tais princípios é fundamental para o desenvolvimento correto da organização, que garante, portanto, o bem-estar dos funcionários e a uma boa imagem para a marca.
Antigamente, o termo ética corporativa não era muito utilizado – ou até mesmo aplicado.
Com o passar dos anos o princípio se tornou um ponto essencial para a qualidade da gestão das empresas.
Hoje em dia, muitas empresas adotam o conceito de Compliance, que surge para acrescentar posicionamentos à ideia de ética corporativa.
No âmbito institucional as empresas aplicam em sua cultura organizacional um conjunto de ideias que dizem respeito ao cumprimento de normas, políticas, diretrizes e comportamentos, que têm como objetivo a manutenção de sua missão, valores e visão.
A Oakian, por meio de consultoria, tem soluções para implementar a cultura de ética e conduta nas empresas.
Estabelecemos dois níveis de produtos:
Neste contexto, considera-se os muitos pontos positivos para o ambiente organizacional.
Desde a ampliação do bem-estar dos colaboradores e seu orgulho em pertencer a uma empresa ética e socialmente responsável, até a imagem que a empresa passa para a mídia, para as redes sociais, hoje compreendemos, ambientes altamente de exposição instantânea para as marcas.
Podemos partir de um princípio simples: ao ponto que uma empresa passa a utilizar da ética para mediar suas operações, ela desenvolve potencial de crescimento sustentável, sendo vista de forma positiva por seus clientes e mercados em que está inserida.
A imagem da marca é um dos aspectos mais importantes para qualquer empresa.
Clientes veem o que a empresa por meio do impacto da mídia e, caso esteja envolvida em escândalos antiéticos, não há público consumidor que irá buscar por seus serviços.
Pense dessa forma: uma empresa que desrespeita clientes e colaboradores, faz propaganda enganosa e não entrega o que é prometido, não tem futuro no mercado.
É antiética.
Construir uma reputação leva anos, destruir uma reputação leva dias, horas.
Já uma empresa que firma um bom relacionamento com todos os seus públicos, de forma engajada, trabalha de forma transparente e honesta e oferece produtos de qualidade, visando o bem-estar dos colaboradores e um bom relacionamento com o cliente, sua imagem será sempre positiva.
Nesse cenário, empresas que definem o comportamento ético como meta no ambiente de trabalho, realizando campanhas e conscientizando os colaboradores, mitigam riscos de reputação.
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