Para que sua empresa esteja em sintonia com as mudanças radicais do mercado de trabalho, e que tenha times orientados à performance e a melhores escalas de produtividade e, ao mesmo tempo, mantenha seus times informados, mobilizados e motivados com as demandas do negócio, são necessárias estratégias e ações que combinem produto, imagem, marketing e, principalmente, Endomarketing.
Pois o colaborador está hoje no centro de resultados e de protagonismo de uma empresa.
Ele é o principal ativo do negócio.
Hoje pode se dizer que colaboradores são os mais autênticos influenciadores da marca para a qual trabalham.
Planejar e administrar as ações de Endomarketing, portanto, é condição de diferencial na escalabilidade no negócio e precisa estar no planejamento estratégico da empresa.
Em sinergia com todas as áreas da empresa, ações de Endomarketing visam prioritariamente a qualidade e motivação dos times e, com eles, ampliar a oportunidade de relacionamento dos colaboradores seja internamente, na cultura do negócio, como externamente, no relacionamento com os Stakeholders da marca, pois podem funcionar e muito como influencers da marca no mercado.
Dessa forma, o Endomarketing é a estratégia vital neste ecossistema de relacionamento empresa-colaborador, interna e externamente.
Melhorar a imagem, ampliar o contexto de pertencimento, de colaboração entre empresa e colaboradores, fazem parte dos níveis de aplicação das ferramentas do Endomarketing,
O Endomarketing promove inúmeros contextos de ações internas para aprimorar o relacionamento dos colaboradores com a empresa, a fim de motivar a equipe e aumentar a produtividade e a qualidade do serviço prestado.
Esse tipo de estratégia é fundamental também para a saúde organizacional.
Impacta positivamente em diminuir o turnover, que indica o nível de rotatividade da mão de obra que a empresa possui, gera bem-estar, cooperação entre as equipes, o que beneficia inclusive o recrutamente e selecão, atraindo para a marca a adesão de profissionais qualificados, pois encontram em empresas com esse movimento humano, um bom ambiente para o crescimento de suas carreiras.
Onde há um bom relacionamento com o local de trabalho, a qualidade de entrega, de serviços e de produtos é maior, o que acaba atraindo também mais clientes e fazendo com que a imagem da marca seja muito mais atrativa.
Com tudo isso, é importante fazer com que as melhorias sejam implantadas de dentro para fora.
E é aí que entra o Endomarketing.
Então, para saber mais sobre esta estratégia continue lendo o artigo e fique por dentro das melhores dicas para implementar o Endomarketing na sua empresa!
Como você pôde ver de forma breve no ínicio deste artigo, o Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional que visa melhorar o relacionamento da empresa com os seus colaboradores, considerado como público interno, cliente interno.
O Endomarketing trabalha com ações internas, a fim de fazer com que os colaboradores da empresa se sintam motivados e produzam com mais qualidade.
A estratégia está diretamente ligada à forma com que os colaboradores influenciam uma marca, afinal eles estão em contato diariamente com os produtos ou serviços oferecidos pela empresa, sendo responsáveis pelo funcionamento da marca.
Por exemplo, quando um colaborador está satisfeito com a empresa em que trabalha, ele, consequentemente, comenta sobre a marca com os amigos e com a família, de maneira que, através disso, as pessoas simpatizem mais com a empresa.
Assim, o negócio fica mais popular e a relação com os clientes é mais íntima.
E o Endomarketing atua justamente nesse sentido.
Ao promover um ambiente saudável e bacana de se trabalhar, os colaboradores se sentem acolhidos e tendem a produzir de forma mais eficiente, além de levarem consigo uma imagem receptiva da empresa.
A estratégia do marketing interno não acontece de forma isolada: para que ela dê certo, é necessária a colaboração da área de Recursos Humanos, junto ao setor de marketing.
O RH é responsável por identificar as necessidades dos colaboradores, analisando os pontos de insatisfação dos colaboradores, a fim de transformar os problemas em oportunidades de melhoria.
Sendo assim, o Endomarketing junto ao RH atua como uma forma de motivar e engajar os colaboradores com os assuntos da empresa, fazendo com que eles se sintam reconhecidos naquele ambiente.
Exemplificando, isso pode significar ações que estimulem a participação dos colaboradores em atividades mais dinâmicas, como treinamentos de capacitação ou ações que envolvam a família em um ambiente mais acolhedor.
A valorização do colaborador é fundamental nesse processo, pois mostrar que o trabalho dos colaboradores é reconhecido é uma forma de motivar e fazer com que eles se sintam parte da empresa.
Agora que você já sabe o que é o Endomarketing, é importante entender o que esta estratégia pode trazer para a sua empresa.
O Endomarketing envolve os colaboradores, gerando uma cultura fértil para a empresa, fazendo com que eles defendam a marca e levem uma imagem agradável do negócio para o ambiente em que estão inseridos.
Com isso, o Endomarketing atua na empresa de forma a melhorar os seguintes aspectos:
Para implementar o Endomarketing na sua empresa é preciso compreender que este trabalho demanda análise e conhecimento dos colaboradores.
Dessa forma, junto ao setor de marketing, o RH deverá identificar os pontos positivos e negativos que os colaboradores veem na empresa.
Então, uma vez que tais informações são coletadas e analisadas, chega a hora de planejar as ações que serão tomadas na estratégia do Endomarketing.
Assim, é necessário investir em treinamentos que promovam a interação e a troca de experiências entre os colaboradores, atividades dinâmicas que elevem a moral da equipe, bem como ações que demonstrem o reconhecimento dos esforços feitos pelos colaboradores.
Um vez colocadas em prática as ações do Endomarketing é necessário acompanhar os resultados que a estratégia gera para a empresa.
Portanto, é fundamental realizar pesquisas de satisfação com os colaboradores para saber como eles se sentem naquele ambiente e mensurar a efetividade dos planos.
Mas, afinal, quais as melhores ações de Endomarketing para implementar em uma empresa?
Bom, existem diversas opções de estratégias que podem ser aplicadas dentro de uma empresa.
No entanto, algumas são mais eficientes que outras e trazem resultados com mais facilidade.
Ações de Endomarketing que você pode aplicar, investindo ainda mais em sua empresa:
Sim, como observa, o Endomarketing é ferramenta fundamental para o sucesso de uma empresa.
Afinal, sem a participação dos colaboradores não há marca.
Mudanças organizacionais devem ser feitas de dentro para fora.
Eis a força do Endomarkenting!
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